Easter Eggs de Star Trek Picard
A nova série de Jornada nas Estrelas acaba de estrear e você, que prestou mais atenção, conseguiu perceber vários easter eggs.
Vão desde os mais claros, como o famoso chá earl grey, até mesmo os mais discretos, como a presença da Aliança Ferengi na Terra. Viu não? A nossa nova colaboradora Maria Lucia Rácz fez essa lista para conhecermos essas coisas escondidas!
- Picard sonhando – Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato começa com um sonho de Picard.
- Música Blue Skies – Data canta esta música em Jornada nas Estrelas: Nemesis, no casamento de Troi e Riker.
- Cena do Bar Ten Forward da Enterprise D – o uniforme que o Data está usando só apareceu em ST: Nemesis, depois que a Enterprise D foi destruída no filme ST: À Procura de Spock, mostrando a falta de conexão entre sonho e realidade.
- Os dois jogando Poker – Picard se juntou ao jogo dos oficiais no último episódio de ST: A Nova Geração.
- Cena do ataque ao Utopia Planitia, importante estaleiro para a Frota Estelar, onde a Enterprise e Voyager foram construídas. Esse ataque também foi visto no Short Trek: The Children of Mars.
- O cachorro de Picard é chamado Number One, um apelido comum para o primeiro oficial de uma nave, conforme uma tradição britânica. Picard chama seu imediato, William Riker em ST: TNG, de Number One.
- Picard aposentado em seus vinhedos na França, que foram vistos no episódio Família (s04e02) de ST: TNG.
- O irmão e sobrinho de Picard morreram em um incêndio, conforme citado no filme Star Trek: Generations, por isso não estão no vinhedo e a casa da propriedade é diferente.
- Nas cenas de Boston, aparecem:
- o símbolo da Aliança Ferengi, mostrando que ainda fazem negócios na Terra;
- na parte de baixo, um anúncio onde se lê Kasidy Yates, provavelmente um anúncio da companhia de frete interestelar da personagem de ST: DS9;
- o símbolo do time de baseball London Kings, que aparece em diversos episódios de ST: DS9.
- O namorado de Dahj é de uma espécie bem recente em ST, os xaehenos, conhecidos no Short Trek: Runaway, e que ajudaram a Discovery a derrotar o Controle AI, na 2ª temporada de Discovery, episódios 13 e 14.
- A faca que mata o namorado de Dahj é uma adaga Gil Hi ben Double Shadow, do mesmo tipo que Shinzon, o clone de Picard, usava em ST: Nemesis.
- Dajh acabou de ser aceita do Daystron Institute, citado várias vezes em ST: TOS, ST: TNG, ST: Voyager e ST: DS9; tem este nome em homenagem a Richard Daystron, que inventou uma nova inteligência artificial para a Enterprise (s02e24 ), e se rebela.
- Dahj insiste que nasceu em Seattle. Ash Tyler faz o mesmo em Discovery.
- A introdução é cheia de Easter Eggs:
- o vidro quebrado representa Picard, saindo dos céus e caindo na Terra, em seu vinhedo, após ser quebrado pela Federação;
- o pedaço de vidro cai sobre o cubo Borg, que pode simbolizar o período em que Picard foi assimilado pelos Borgs, transformando-se em Locutus. Mais tarde, é revelado que os romulanos tomaram posse do cubo;
- o vidro passa por cristais que se transformam em fitas de DNA, simbolizando a criação de vida artificial a partir de tecidos humanos;
- as fitas formam a íris de um olho, lembrando a abertura de Primeiro Contato;
- a íris se torna Romulus sendo destruído pela supernova;
- em seguida, volta para Picard, mostrando que seu espírito, que foi quebrado após a Federação abandonar os romulanos, vai se tornar inteiro de novo neste seriado.
- Picard ainda gosta de chá Earl Grey, mas, como envelheceu, agora toma seu chá descafeinado. Em quase 200 episódios de ST: TNG, Picard toma esse chá em apenas 7 episódios, nunca com leite e açúcar, como visto no sonho.
- Os dois ajudantes de Picard, Laris e Zhaban, que eram do serviço secreto romulano Tal Shiar, aparecem na revista em quadrinhos ST: Picard Countdown #2.
- Na introdução da reportagem que Picard está gravando para a FNN (Federation News Network) aparecem diversas imagens das séries e filmes anteriores com Picard.
- Na cena da maquiagem, pode-se ver ao fundo um cabide, onde tem um chapéu igual ao que o Data usou no hollodeck, no episódio de ST: TNG “The Big Goodbye” (s01e12).
- A artista que está maquiando a repórter é bajoriana, implicando que eles podem ter se juntado à Federação.
- O espelho usado na maquiagem tem, embaixo do lado direito, uma amostra de várias cores, detalhe que pode mostrar que pode ser usado em várias espécies.
- Uma das produtoras da entrevista é uma trill, como Dax, em ST: DS9.
- A frase de Picard para o Number One, “No legacy is so rich as honesty”, que é uma citação de Shakespeare em “All´s Well, that Ends Well”. Picard, em TNG, tinha em seu escritório um exemplar das obras completas de Shakespeare, que ficava aberto em uma nova página em cada novo episódio.
- Dahj pergunta para Picard: “Você já se sentiu um estranho para você mesmo” e Picard responde “Muitas, muitas vezes”. Isso pode lembrar duas vezes em que Picard se sentiu estranho. Em “Best of Both Words”, onde Picard é assimilado pelos Borgs e em “Inner Light”, onde Picard vive uma vida inteira em um planeta extinto há mais de 100 anos.
- Ele vai para o museu da Frota Estelar em São Francisco, onde sua sala de arquivo é cheia de memorabilia vista em ST: TNG:
- o modelo da Stargazer, a primeira nave que ele comandou, que ficava em seu escritório na Enterprise;
- um modelo da Enterprise E;
- um modelo de uma nave auxiliar (shuttercraft) da Enterprise E, o Iate do Capitão, chamado de Cousteau. Picard e Data usam esta nave, que fica atracada embaixo da Enterprise E, no filme ST: Insurrection;
- as obras completas de Shakespeare;
- um batleth, arma klingon;
- a faca acima do batleth parece a faca que o capitão tamariano deu para Picard no episódio de ST: TNG “Darmok” (s05e02);
- as peças do “naikos” Kurlan, vistas no episódio de ST: TNG “The Chase” (s06e20) e no filme ST: Generations;
- o banner do Captain Picard Day do episódio Pegasus (s07e12) de ST: TNG, feito pelas crianças a bordo da Enterprise, que celebravam o dia de Picard uma vez por ano;
- Picard acha a pintura de Data. Data costumava pintar em vários episódios de ST: TNG;
- a Enterprise D é vista pendurada na parede, quando ele chama a Index.
- A fugitiva Dahj procura Picard no computador da mesma maneira rápida com que Data fazia isso.
- Ela também tem a força de combate que Data tinha.
- Quando Picard mostra que ela pode ser filha de Data, Dahj insiste que nasceu em Seattle, que seu pai era um xenobotânico, e nomeou a descendência (offspring) de uma orquídea com seu nome. Isso pode ser uma homenagem ao episódio de ST: TNG “Offspring” (s03e06) em que Data cria uma filha, Lal.
- No ataque romulano, o atacante morde uma cápsula de ácido e cospe em Dahj.
- No Instituto Daystron, a Dra. Agnes Jurati menciona o Dr. Bruce Maddox, visto no episódio “Measure of a Man” (s02e09) de ST: TNG, onde ele quer desmontar Data para estudar e criar um exército de androides. Em um tribunal, Data é reconhecido como um ser senciente. Data e Maddox mantiveram contato em episódios posteriores. No episódio “Data´s Day”, ele grava sua rotina para a análise de Maddox.
- Dahj é filha de Data e foi criada por Maddox. No episódio “The Offspring) (s03e06), Data cria uma filha, Lal, mas sua matriz positrônica falha e ela morre.
- A Federação baniu androides, assim como baniu a engenharia genética após as guerras eugênicas.
- A Dra. Jurati mostra o androide B4 em uma gaveta. Este foi visto em ST: Nemesis, onde ele foi considerado uma forma de ressuscitar Data, que transfere sua memória positrônica para o irmão menos sofisticado. Essa transferência não funcionou.
- As naves romulanas “Bird of Prey” são vistas entrando no cubo borg, que agora é reivindicado pelos romulanos.
- A visão final do cubo borg é uma homenagem à introdução de ST: First Contact.
- A música nessa cena é uma adaptação da música romulana vista em ST: TNG “Balance of Terror” (s01e14) .
Achou outro? comente abaixo!
Consulta em:
Screen Crush: Star Trek: PICARD- Every Easter Egg in Episode One. https://www.youtube.com/watch?v=MyA_Etw30mM
GameSpot Universe: Star Trek: Picard Episode 1 “Remembrance” Breakdown & Easter Eggs. https://www.youtube.com/watch?v=mwl97J24tJ0
@TrekCore tweeter account: https://twitter.com/TrekCore
« Review “Remembrance”, o Piloto de Star Trek Picard (Notícia Anterior)
(Próxima Notícia) Novos Títulos de Picard divulgados »