Morre Harlan Ellison

Harlan Ellison no LA Press Club

Morre Harlan Ellison

Harlan Ellison escritor de ficção científica, faleceu hoje por causas naturais durante o sono em sua casa na Califórnia, segundo sua esposa, Susan.

Ellison foi grande romancista e roteirista do gênero ficção científica. Apesar do seu trabalho mais famoso ser “A Cidade a Beira da Eternidade” da Série Clássica, ele trabalhou também em Babylon 5 e  Além da Imaginação.

A Cidade a Beira da Eternidade” é considerado o melhor episódios de toda a franquia Star Trek. Mas a história da sua criação não é tão simples. O roteiro original de Ellison foi considerado “não possível de ser filmado”, pois envolvia, inclusive, trafico de drogas dentro da U.S.S. Enterprise.

Gene Roddembery reescreveu praticamente todo o roteiro, mas manteve a estrutura. Ellison, insatisfeito, assinou o roteiro com o pseudônimo de Cordwainer Bird. Chegou a publicar o livro “The City on the Edge of Forever: The Original Teleplay that Became the Classic Star Trek Episode” onde conta o seu lado da história, além de lançar o roteiro original em livro.

De personalidade forte, Ellison também processou James Cameron alegando que o “Exterminador do Futuro” seria uma plágio de seu roteiro “Soldier” da série The Outer Limits e a ABC, pois Future Cop teria copiado seu conto “Brillo”.

Com seu roteiro original de “A Cidade a Beira da Eternidade“, Ellison ganhou o Writers Guild of America Award , enquanto o episódio, ganhou o Prêmio Hugo.

 

 

Conheça nossas redes sociais:





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.