Resumo de “Lethe”

Discovery - Lethe S01E06 - Sarek e Burnham lutando

Resumo de “Lethe

Lethe” é um episódio que o haters vão amar odiar. Entendam, não gostar de algo é direito fundamental de todos. Achar pelo em ovo e ficar repetindo que “Lorca nunca seria capitão” ou que “Roddenberry” nunca aprovaria” ou, que considero bem pior, “que trekker de verdade não gosta disso” , não é uma opinião, é fazer hate.

Ao que interessa, “Lethe” trás um episódio praticamente fechado em, uma missão de resgate concluída. É visualmente muito bonito, com belos cenários e efeitos. Com um roteiro bem construído, “Lethe” garante a qualidade da série.

Spoiler Alert

Spoiler Alert

Esse é um episódio que poderia estar em qualquer série de Jornada nas Estrelas. O grande embate do episódio é entre Michael e Sarek. Por outro lado, a construção do personagem é toda do capitão Lorca e seu psique. Terminamos de ver “Lethe” com duas certezas: Lorca faz qualquer coisa para conseguir seus objetivos e, é definitivamente louco.

Casos de família

Começamos com Burham treinado Tilly para seu objetivo de ser capitão um dia e, como a cadete deve traçar sua carreira para conseguir seu objetivo e, se transferir para uma nave classe Constituittion como a Enterprise! Sim, a nave mais poderosa da Frota Estelar e a nave de Spock. Eu achei até que seria uma citação gratuita, mas percebi ao final que, ela estava falando da nave e de como o irmão projetou sua carreira na Frota.

Percebendo que Sarek estava ferido, Burnham pede ajuda para Lorca para resgata-lo. Contrariando ordens, o capitão parte em ajuda ao embaixador. Impossibilitado de entrar com a Discovery onde esta a nave de Sarek, Lorca envia Burnham, Tilly e Tyller em uma nave auxiliar.

Discovery - Lethe S01E06 - vulcano

Discovery – Lethe S01E06 – vulcano

Usando o mesmo ele mental que vimos em “Battle at Binary Star” e com ajuda de Tilly, Michael entra na mente de Sarek no dia sua formação na Academia de Ciências Vulcanas, o dia que ela não pode entrar no Grupo Expedicionário Vulcano por ser humana. Junto com os dois está Amanda Grayson, a mãe de Spock, interpretado por Mia Kirshner (“Defiance”).

Discovery - Lethe S01E06 - Sarek, Amanda e Burnham

Discovery – Lethe S01E06 – Sarek, Amanda e Burnham

A famosa imagem de luta entre Burham e Sarek é em “Letche“. A luta em si é entre a mente doente de Sarek e a projeção de Michael. Por isso ela esta com uniforme. Na solução da trama, descobrimos o motivo de Burnham entrar na Frota, Sarek teve que escolher entre os filhos e, escolheu Spock, que no futuro, escolheu ir para a Frota Estelar.

Já na enfermaria da Discovery, Sarek reluta a aceitar que Michael entrou em sua mente e o resgatou, o que irrita a amotinada que diz que um dias ela e Sarek vão conversar sobre a escolha dele por Spock e ela o chama de pai. Ao agradecer Lorca pela ajuda, o capitão concedes a Michael um posto na ponte que ela aceita rapidamente.

As marcas do capitão

Apesar de centrado em Burnham e Sarek, o verdadeiro desenvolvimento está em Lorca. Depois de quase fazer um almirante vulcano Terral surtar, Lorca recebe a visita da almirante Cornwell, que o questiona sobre Tyller (chamado por Lorca para ser novo chefe de seguranças), sobre as pesquisas eugênicas de Stamets (que são proibidas), fora ele ter tirado a Burnham da cadeia.

Usado seu passado com Cornwell, Lorca tenta mostrar que está apto ao comando. Ele a assusta quando puxa um phaser ajustado para matar debaixo do seu travesseiro! Sim, o capitão dorme com um phaser carregado debaixo do travesseiro em sua própria nave. Médica, a almirante percebe que Lorca está desequilibrado e vai levar o caso ao Comando para tira-lo do posto.

Discovery - Lethe S01E06 - Lorca confrontado pela Almirante Cornwell

Discovery – Lethe S01E06 – Lorca confrontado pela Almirante Cornwell

Conclusão

Com Sarek incapacitado de ir ao encontro com os klingons, Lorca induz Cornwell a ir em seu lugar na reunião de Cancri IV e, ela cai em uma armadilha. Ao ser informado por Saru, Lorca pede que o primeiro oficial aguarde ordens do Alto Comando, algo que Saru estranha.

Esse foi episódio Trekker com T maiúsculo, dentro do que nós já vimos.

  • Temos uma briga mental entre Burnham e Sarek, mesmo que ilustrada fisicamente;
  • Lorca mostrando que capitães do século 23 não perdem tempo, nem com oficiais superiores;
  • Vulcano aparecendo um lindo evoluído e quente;
  • A imagem do planeta representa as últimas pesquisas de formação planetária, como sistema Trappist-1;
  • Vimos um novo mundo, como nova civilização, Cancri IV;
  • Só tivemos sangue rosa e sangue lilás na tela;
  • Não confie nos klingons;
  • Foi citado pela primeira vez a Enterprise e o Spock no mesmo episódio;
  • Existe holodeck na Entreprise, retratado em TAS

Comente abaixo o que você achou do episódio.

Star Trek Discovery está disponível na Netflix desde o dia 25 de setembro às 4h, começando com os quatro primeiros episódios “The Vulcam Hello”, “Battle at Binary Star”, “Context is for Kings,The Butcher’s Knife Cares Not for the Lamb’s Cry“,Choose Your Pain” e  “Lethe“. “Magic to Make the Sanest Man Go Mad” virá na próxima segunda e assim até encerrar os 15 episódios da temporada. Episódios disponíveis legendados ou dublados em português, ou legendados em klingon!

Conheça nossas redes sociais:





One Comment to Resumo de “Lethe”

  1. Armando Ciccone disse:

    Faltou ressaltar o que considero uma novidade na franquia, além do preconceito contra Spock por ele ser meio-humano: o fundamentalismo vulcano, que leva um vulcano a querer matar outro! E o Lorca, o cara é realmente maluco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.