Review de Choose Your Pain

Choose Your Pain

Review de “Choose Your Pain

E vamos ao quinto episódio de Star Trek Discovery (ou ao terceiro, se você começar quando a nave aparece). “Choose Your Pain” trouxe um pouco mais dos personagens da nave, deixando Michael Burnham de lado. Focado em Saru, Lorca e Stamets, “Choose Your Pain” avança na mitologia da série, entra com os dois pés no “espírito trekker” e está recheado de fan service!

Spoiler Alert

Spoiler Alert

Claro, vamos aos spoilers!

Choose your Pain” começa umas três semanas após “The Butcher’s Knife Cares Not for the Lamb’s Cry, onde o capitão Lorca vai à Base Estelar 28 enquanto Burnham sonha com a dor que o tardígrado sente a cada salto.  E foram vários após Corvan II, como relata Lorca na base. Ela pede ajuda ao Dr. Culber, que põe em dúvida o uso da criatura como meio de deslocamento.

O mesmo parece ser uma preocupação do Comando da Frota, pois a Almirante Cornwell (Jayne Brook de “Viva a Babá Morreu“) ordenou que o motor de esporos seja instalado em todas as naves possíveis e, para isso, estão procurando mais tardigrados pelo universo. Ao mesmo tempo que limita as viagens de esporos da Discovery a uma ordem expressa do Comando da Frota, que deixa Lorca furioso.

Choose Your Pain - Lorca e Almirantes

Lorca e Almirantes

Temos ai a grande questão ética. Afinal, usar uma criatura contra a vontade em uma jornada que lhe causa dor é correto? Mesmo em uma guerra ou por algo maior? O primeiro a se debater com isso é Saru, assumindo o seu primeiro comando com a captura de Lorca pelos klingons. Só a Discovery pode penetrar no espaço klingon e sair. Com os esporos e o tardígrado.

Eu me recuso a chamar a criatura de “Ripper” (“Estripador”) como a finada comandante Landry a batizou, pois Landry, além de não saber dar nomes, não conhecia Darwin!

Saru x Burnham

Saru, agora capitão interino, recebe da Almirante Cornwell a missão de salvar Lorca ao mesmo tempo que recebe de Burnham a preocupação com o tardígrado. Saru cumpre a promessa que havia feito em “Context is for Kings” e não vai poupar esforços para salvar seu capitão.

Choose Your Pain - Saru vs Burnham

Saru vs Burnham

Burnham tenta trazer Stamets para seu lado e ele acaba mostrando para nossa amotinada favorita um caminho que ela não esperava e, junto com Tilly, pensam em uma solução ética para ter uma navegação confiável na rede micelial. Isso irrita Saru que ordena o uso do motor e confina Burnham aos aposentos.

No fim do episódio, temos o embate final dos dois. Saru nutre um grande ressentimento por Burnham ter deixando a capitão Georgiou  morrer e ele não poder ser seu Número Um. Um pouco de roupa suja lavada e eles parecem se entender agora.

Ladrão, Mentiroso, Desonesto e Traidor

Harcourt Fenton Mudd. Ou Harry Mudd (Rainn Wilson de The Office), para simplificar. O sempre apaixonado por sua Stella mostra outras facetas nesse episódio, pois depois dos episódios “I, Mudd” e “Mudd’s Women” e de sua citação em “Jornada nas Estrelas: Além da Escuridão“, não precisa de apresentações.

Choose Your Pain - Harry Mudd

Harry Mudd

Mudd sabe muito bem o passado de Lorca e joga, em seu companheiro de sela na nave, a dor de ter explodido a sua nave anterior, a USS Buran. Alguns não concordam que Mudd possa ser um mal caráter, mas, só por sua ficha corrida cantada por Kirk, vemos que Mudd seria capaz de tudo para se dar bem e se vender para os klingons por sua vida e moleza. Claro que a atuação de Roger C. Carmel nos episódios deixou o personagem meio bonachão, meio o “tiozão que sempre quer se dar bem e não consegue”, mas lealdade nunca esteve entre suas características!

Ainda teremos mais Mudd em outras histórias, pois o mesmo promete isso ao ser deixado para trás por Lorca e o sobrevivente da Yeagger, tenente Tyller (Shazad Latif de “O Homem que viu o Inferno“), que fogem chutando klingons em poças verdes.

Sou fã e quero service1

Burnham só ficou nesse episódio cuidando do tardigrado. Ao final, Saru dá a ela a liberdade de cuidar do ser, fazendo com que ele se liberte de sua dor, o libertando e o vendo fugir pelo espaço micelial. Simples, sem perguntar a ninguém, aparentemente. Mas a criatura não era mais necessária.

Após o seu surto de cientista louco, Stamets e o Dr. Culber estão no momento mais fofo de toda a série, mostrando seu amor e cumplicidade (sim, eles são um casal). Não há problema nenhum ai, isso é Jornada nas Estrelas em sua essência! Ficou estranho o reflexo do tenente assumindo vontade própria! Não sei o que quiseram dizer….

Choose Your Pain - Capitães mais condecorados da Frota

Capitães mais condecorados da Frota

Temos as referências as séries de Jornada:

  • Um dos almirantes é um vulcano negro. Remete tanto ao Tuvok, quanto ao fato de Spock ser o único na Frota. Fascinante;
  • O Instituto Daystrom tem uma base de dados secreta!
  • Khitommer e Rura Penthe aparecem no mapa tático;
  • Tem um andoriano na nave com amidalite! Mas ele não apareceu;
  • Saru quer saber quem são os capitães mais condecorados na Frota: April, Archer, Decker, Georgius e Pike aparecem na lista. Faltou um nome desconhecido na lista, todos que aparecem, tirando Archer, são contemporâneos;
  • Mesmo escovando os dentes, o Dr. Culber continua a medicar. Isso tem cara de McCoy;
  • Tamanho da Discovery: A USS Discovery, tem tripulação de 137 pessoas. Muito, mas muito menos que os 430 de uma nave classe Constitution, como a Enterprise de Kirk;
  • A nave klingon é uma D-7!
  • 3 luzes.
  • Não ser piloto de shuttle em Discovery, sua vida corre muito perigo.
Choose Your Pain - Mapa Tático

Mapa Tático

Choose your Pain” continua a história de Star Trek Discovery de forma elegante. Com menos ação e centrada em outros personagens, vem ampliar o leque da série, tornando todos menos unidimensionais, mesmo personagens mais secundários, como Mudd. A benevolência com o tardigrado em “Choose your Pain” mostra a Burnham, Culber, Saru e até mesmo Stamets mais humanos. Apesar de algumas coisas se resolverem fácil demais, a qualidade do episódio não é comprometida e mantém a série como um todo coesa.

Star Trek Discovery está disponível na Netflix desde o dia 25 de setembro às 4h, começando com os quatro primeiros episódios “The Vulcam Hello”, “Battle at Binary Star”, “Context is for Kings,The Butcher’s Knife Cares Not for the Lamb’s CryeChoose Your Pain”.  “Lethe“ virá na próxima segunda e assim até encerrar os 15 episódios da temporada. Episódios disponíveis legendados ou dublados em português, ou legendados em klingon!

  1. Fala de Erico Borgo do Portal Omelete sobre filmes e séries que tem referências para agradar aos fãs.
Conheça nossas redes sociais:


« (Notícia Anterior)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.