Review de “Vaulting Ambition”

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition - Burnham encara a Imperatriz

Review de “Vaulting Ambition

Foi rápido. Meros 37 minutos de ação. “Vaulting Ambition”, o episódio mais curto de toda a franquia Star Trek (tirando a TAS, claro), mantém o constante da série Star Trek na qualidade de seus episódios.

O terceiro episódio no Universo do Espelho seguido, traz mais revelações de teorias dos fãs e mais da crueldade dos humanos.

Spoiler Alert

Spoiler Alert

Convite para o covil da Imperatriz

Burnham e Lorca partem para a ISS Charon, a grande nave palácio da Imperatriz Georgiou.

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition - ISS Charon, o palácio imperial

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition – ISS Charon, o palácio imperial

A nave em si é uma questão à parte. Em nada, nada lembra qualquer outra nave criada para qualquer momento em Jornada nas Estrelas. Além de parecer um castelo, ela é construída em volta de uma massa de energia, que não é explicada, mas pode ser uma singularidade ou algo assim. As naves romulanas do século 24 vistas em A Nova Geração, da classe D’deridex, são movidas a singularidade*.

Recebidos pela multi-titulada Imperatriz, Lorca é levado para uma câmara de agonia enquanto Burnham, depois de escolher um kelpiano, vai jantar com a Imperatriz.

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition - Kelpianos para serem escolhidos

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition – Kelpianos para serem escolhidos

Ao saber que o chefe real faz um ensopado de kelpiano delicioso, Burnham descobre que a sua versão do espelho foi adotada e criada pela Imperatriz. Tão próximas, a líder suprema humana percebe que algo está errado e entende que Burnham é aliada de Lorca na tentativa de golpe e a condena à morte.

Prestes a ser executada pela próxima “mãe“, Burnham tenta mudar o jogo para si e conta que é de outro universo, mostrando o pin da Capitão Georgiou que traz no bolso como prova.

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition - Imperatriz com o pin da capitão Georgius

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition – Imperatriz com o pin da capitão Georgius

Satisfeita com a prova, a Imperatriz mata a todos em volta, menos um de seus Cavaleiros que ela promete ser governador de Andor, caso ele fique quieto sobre o que ouviu.

Viagem em fungos

Tilly e Saru tentam fazer com que Stamets volte. O cientista está preso na rede micelial com sua versão do espelho, que também está em coma, mostrando que a rede está se deteriorando. Na conversa, Stamets percebe que sua contraparte do Espelho está contaminada pela própria rede micelial.

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition - Dois Stamets

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition – Dois Stamets

A conversa é interrompida pela visão do Dr. Culber que, num clima de terror, atrai o parceiro para seus aposentos e recriam a cena do espelho. É uma tocante despedida, quando Culber fala que está morto mas mesmo assim sentiu o carinho de Stamets quando os dois se abraçaram no episódio passado.

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition - Stamets e Culber revivem a cena do espelho

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition – Stamets e Culber revivem a cena do espelho

 

 

Culber conta a Stamets que a contaminação da rede micelial é por causa do uso que Stamets Espelho fez da rede e que a saída do problema é a volta de Stamets para a Discovery, e mostra e ele o caminho.

Vejo o Stamets Espelho levantando de seu leito na enfermaria imperial e o nosso Stamets saindo da câmara de esporos e indo ver com Tilly seu cultivo de fungos, praticamente morto.

Isso é guerra

Tendo vários ataques na enfermaria, Saru vai até L’Rell pedir ajuda para acabar com o sofrimento de Tyler/Voq. A klingon se recusa, pois um soldado aguenta a dor, afinal, estão em guerra.

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition - Saru entrega Tyler a L'Rell

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition – Saru entrega Tyler a L’Rell

Tempos depois, Saru volta e mostra a L’Rell que Tyler/Voq tentou remover seu coração. Sem sensibilizá-la, Saru transporta Tyler para a cela de L’Rell e vai embora, afinal, é guerra! Vendo o estado dele, ela cede e resolve curar os dois sendo levada para a enfermaria e opera o chefe de segurança/portador da chama de Khaless. Ao fim, ela dá o grito da morte de um guerreiro. Será que Tyler e Voq estão mortos? Ou só Voq? Ou mesmo só Tyler?

O grande plano

Novas amigas, Burnham e a Imperatriz conversam sobre Lorca e Burnham Espelho, de como a filha da Imperatriz cresceu e viu Lorca primeiro como pai, depois como amante e tramou com ele para tomar o poder.

As palavras de Georgiou mais as a constatação que, a única diferença biológica entre os humanos daqui e do Espelho é uma aversão a luz mais forte, Burnham percebe que Lorca, sempre foi a versão do Universo do Espelho!

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition - Lorca Foge da câmara de agonia

Star Trek Discovery S01E12 Vaulting Ambition – Lorca Foge da câmara de agonia

Desde o começo, era plano dele usar Burnham e a Discovery para voltar a esse universo paralelo e tomar o poder. Burnham foi a chave para entrar no Palácio Imperial.

Graças a uma vingança particular e ao analgésico dado por Burnham a Lorca, o capitão foge de sua câmara de agonia, preparado para finalizar seu plano.

Vaulting Ambition” te prende do início ao fim. Faltando mais 3 episódios para o fim da temporada e, se tratando de uma série altamente seriada, as coisas em Discovery começam a se resolver.

Muitas teorias dos fãs se tornam verdadeiras, como Tyler ser Voq ou Lorca ser do Espelho desde sempre, mas outras caem por terra, como o próprio Lorca na verdade ser da famigerada Seção 31.

Desde “Si Vis Pacem, Para Bellum”, onde vimos Saru com grande força e velocidade, se perguntavam qual a espécie que criaria kelpianos como gado. Agora temos a resposta: humanos podem fazer isso.

Star Trek Discovery está disponível na Netflix desde o dia 25 de setembro às 4h, começando com os quatro primeiros episódios “The Vulcam Hello”, “Battle at Binary Star”, “Context is for Kings, “The Butcher’s Knife Cares Not for the Lamb’s Cry“,Choose Your Pain” e  “Lethe“, “Magic to Make the Sanest Man Go Mad”, “Si Vis Pacem, Para Bellum”, “Into the Forest I Go”, “Despite Yourself ”, “The Wolf Inside” e  “Vaulting Ambition”. “What’s Past is Prologue” virá na próxima segunda e assim até encerrar os 15 episódios da temporada. Episódios disponíveis legendados ou dublados em português, ou legendados em klingon!

*NR: singularidade é um ponto no espaço-tempo onde as leis da física não funcionam como conhecemos. Um exemplo, mas não o único tipo, é o um buraco negro.

Conheça nossas redes sociais:


« (Notícia Anterior)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *