Review de “What’s Past is Prologue”

Star Trek Discovery S01E13 What’s Past is Prologue - Capitão Saru

Review de “What’s Past is Prologue”

E “What’s Past is Prologue” traz a continuação das viagens da nave estelar Discovery no universo do Espelho, com o capitão Lorca em sua tentativa de golpe contra a Imperatriz Georgiou e, Burnham, sendo pega no meio de tudo isso na imensa nave palácio ISS Charon.“What’s Past is Prologue” te deixará na cadeira o tempo todo, esperando o próximo acontecimento, pois sua trama é centrada na tentativa de fuga de Burnham e na tripulação da Discovery participando do resgate e tentando voltar para casa.O drama de Voq/Tyler e o que L’Rell fez com ele(s) é deixado de lado. Isso fica para o próximo episódio “The War Without, The War Within”, o penúltimo da primeira temporada.E claro….

Spoiler Alert

Spoiler Alert

E continua

Star Trek Discovery S01E13 Whats Past is Prologue - Olá Landry

Star Trek Discovery S01E13 Whats Past is Prologue – Olá Landry

What’s Past is Prologue” começa exatamente no fim de como “Vaulting Ambition” terminou na semana passada. Lorca, livre da câmara de agonia, liberta a sua tropa que está presa dentro da nave palácio do Império. Vemos uma cara conhecida, a comandante (nesse universo) Landry, que não é vista desde que a sua versão do nosso universo foi porta pelo tardígrado em “The Butcher’s Knife Cares Not for the Lamb’s Cry“. Essa é a primeira vez que vemos um personagem que é igual no universo Prime e no universo do espelho!O grupo para cumprir o plano de Lorca traçou desde que foi para o universo prime (que ele chama de destino) e vão atrás de Paul Stamets, que estava com o golpe e os traiu para a Imperatriz e o cientista faz uso dos seus fungos, matando a maioria dos guardas do Império com eles. Esse é um dos usos incorretos dos esporos, que é falado anteriormente.A Imperatriz, vendo o avanço de Lorca, manda prender Burnham que escapa e faz contato com a Discovery. Ela consegue avisar Saru que o capitão não é quem eles pensam que é. Saru faz uma entrada no diário do capitão com a data estelar há muito não usada.

Batalha de Phasers

Star Trek Discovery S01E13 Whats Past is Prologue - Campo de contenção de Georgiou

Star Trek Discovery S01E13 Whats Past is Prologue – Campo de contenção de Georgiou

Com um discurso de Lorca, dizendo que a imperatriz é fraca por permitir que alienígenas criassem uma rebelião, Georgiou parte para atacar Lorca e o primeiro embate acontece com phasers e campos de força em uma sala.Com a vitória, Lorca toma a sala do trono, a espada e, não vendo mais utilidade, mata Stamets. Tentando achar Burnham, ele faz outro discurso, tentando ganhar tempo e achar a sua “protegida”, ele diz que a Federação não tem como continuar pois cada raça tem um ideal.Realmente é Star Trek fazendo alegoria dos dias de hoje, onde temos presidentes que constroem muros em vez de pontes.

O Fim da Vida no Multiverso

Star Trek Discovery S01E13 Whats Past is Prologue - Discurso de Saru à tripulação da Discovery

Star Trek Discovery S01E13 Whats Past is Prologue – Discurso de Saru à tripulação da Discovery

Na nave da Federação, Stamets e Tilly faz a descoberta que o centro de energia da ISS Charon retira energia da rede micelial e ela está contaminando toda a rede, que pode levar o fim da vida em todo o multiverso. Sim, não apenas no Universo, mas em todos eles.Preparando o plano para destruir o grande orbi micelial da Charon, Stamets propõe um ataque com os esporos que sobram na Discovery, não permitindo mais nenhuma viagem. Mas Tilly conclui que a nave não irá resistir a detonação. Nesse momento, Saru realmente assume realmente a cadeira de capitão e faz um discurso (o produtor executivo Ted Sulivan, que escreveu esse episódio, de fato gosta de discursos) alegando que ele não está sentindo a morte e que não aceita cenário sem vitória! Ele fez o teste de Kobayashi Maru na Academia!Verdadeiramente, um momento inspirador que remete a toda a história de Star Trek de nunca desistir e ir até as últimas consequencias para fazer o que é certo. E Doug Jones, dentro de tantos apliques, mostra o potencial de ator que ele é. Que venha um Emmy para ele.

Luta tipo Matrix

Star Trek Discovery S01E13 What’s Past is Prologue - Burnham Lorca Landry e Georgiou lutando como Martrix

Star Trek Discovery S01E13 What’s Past is Prologue – Burnham Lorca Landry e Georgiou lutando como Martrix

Levando a Imperatriz para Lorca, Burnham diz que fica com ele se ele liberar a Discovery mas, apenas o seu intelecto, não o resto, se é que você me entende.Lorca entra em contato com a Discovery e diz que os recrutaria, se eles não fossem “cegos” pelos ideais da Federação. Quando Burnham diz a Saru que está onde deveria estar, o kelpiano ordena um ataque a nave capitânia do Império. Segue-se uma luta de Burnham e Georgiou, enfrentam Lorca e seus homens, com phasers de mão, adagas e com as próprias mãos! Logo no começo da cena, lembramos a entrada de Neo e Trinity no saguão do prédio contra os policiais.Lorca está na mira de Burnham que diz a ele que era só ele pedir que a Frota ia dar um jeito de levá-lo para casa e que não iria matá-lo, uma pena para Lorca que a Imperatriz não é Federação e o capitão cai no orbi micelial.Por fim, Burnham evita que Georgiou se sacrifique, cumprindo uma promessa feita, e a leva para a Discovery, que iniciou o ataque final a Charon, acéfala, que não se defende.

Lugar Certo, tempo….

Star Trek Discovery S01E13 What’s Past is Prologue - A guerra foi perdida

Star Trek Discovery S01E13 What’s Past is Prologue – A guerra foi perdida

Surfando na onda de choque micelial, Stamets consegue usar o motor de esporo e, usando as coordenadas de Lorca, volta para o universo prime. Mas não se perder e lembrar de seu companheiro morto, Dr. Culber.Ao tentar chamar a Frota, eles descobrem que estão 9 meses no futuro e não tem nenhuma resposta. Fazendo uma localização do quadrante, percebem que quase todos os planetas são klingons. A guerra acabou e a Federação foi derrotada!O mais interessante nesse episódio foi ver a interação entre a tripulação da Discovery, saindo do grupo Lorca-Saru-Burnham-Tyler-Stamets-Tilly. Todos agiram como uma tripulação experiente e competente, parece que a presença se Lorca os podava de alguma forma.Os paralelos político-sociais e ecológicos também foram fortes nesse episódio, colocando um pano de fundo em uma aventura de ficção científica, como nos melhores episódios da Série Clássica e da Nova Geração.Agora faltam só dois para o fim da primeira temporada de Star Trek Discovery!

Star Trek Discovery está disponível na Netflix desde o dia 25 de setembro às 4h, começando com os quatro primeiros episódios “The Vulcam Hello”, “Battle at Binary Star”, “Context is for Kings, “The Butcher’s Knife Cares Not for the Lamb’s Cry“,Choose Your Pain” e  “Lethe“, “Magic to Make the Sanest Man Go Mad”, “Si Vis Pacem, Para Bellum”, “Into the Forest I Go”, “Despite Yourself ”, “The Wolf Inside” e  “Vaulting Ambition” e “What’s Past is Prologue”. “The War Without, The War Within”, penúltimo episódio da primeira temporada, virá na próxima segunda e assim até encerrar os 15 episódios da temporada. Episódios disponíveis legendados ou dublados em português, ou legendados em klingon!

Conheça nossas redes sociais:





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.