Review “Remembrance”, o Piloto de Star Trek Picard

PIC-S01E01-Picard no Vinhedo

A maior surpresa que tivemos ao assistir “Remembrance ” ontem à noite na Amazon Prime foi o da série estrear no dia 23 à noite, ao invés de ser no meio da madrugada do dia 24, como era esperado.

Por ser o primeiro episódio de uma série, ele é acima da média e é um episódio por si mesmo muito bom! Sensacional, na verdade!

Ao longo dos 44 minutos de “Remembrance”, uma surpresa foi mantida em sigilo e fugiu das especulações de boataria na internet sobre a personagem de Isa Briones, além de uma que foi acertada (se bem que não faltaram especulações, então alguma estaria certa).

Alerta de Spoilers

Relembrando

PIC-S01E01-Enterprise D
PIC-S01E01-Enterprise D

Logo na abertura, ao som de “Blue Skies, na voz de Bing Crosby, canção que Data canta no casamento de Ryker e Troi em “Nemesis“, “Remembrance” nos traz a Entreprise-D com um Picard, em trajes civis, jogando poker com Data, no Ten Forward. A estranheza desta cena é o Data estar com o uniforme de “Nemesis” e não, da Nova Geração. Nosso querido androide percebe que o capitão está relutante. Picard responde que não quer que o jogo acabe.

Pela janela, vemos o planeta em órbita de Marte, durante o ataque dos sintéticos, visto no Short Trek Children of Mars “, e a nave é destruída e vemos Picard sendo acordado por seu cachorro “Number One” (“Imediato“, na tradução). Data está vivo apenas em sonhos!

PIC-S01E01-Grande Bóston
PIC-S01E01-Grande Bóston

Em Boston, Dahj e seu namorado xaheano (mesma espécie da Rainha Po do Short Trek Runaway“) estão preparando o jantar no sintetizador para comemorar a aceitação dela no Instituto Daystrom, quando comandos armandos e todos de preto matam o xaheano e prendem Dahj, perguntando sobre a outra.

A moça, encapuzada, toma as armas dos invasores e os mata, como se fosse uma expert em artes marciais (ou como se estivessem usando a Força(!)) e logo, se assusta com o que ela mesmo fez, como se tivesse sido ativada por um gatilho, como Jason Bourne. Em sua mente, Dahj vê a imagem de Picard!

A 12 anos atrás

PIC-S01E01-Chá Earl Grey Quente Descafeinado
PIC-S01E01-Chá Earl Grey Quente Descafeinado

No Chateau Picard, o almirante aposentado, após uma xícara de earl gray quente descafeinado, se prepara para uma entrevista para a rede FNN (acho que fui copiado!!) e a repórter, interpretada pela atriz Merrin Dungey (Big Little Lies), conduz a entrevista sobre a explosão da supernova romulana 12 anos antes.

Cabe lembrar que essa é a mesma supernova que explodiu no começo do filme “Star Trek” de 2007, que levou o embaixador Spock para o Universo Kelvin.

PIC-S01E01-Remembrance-Entrevista de Picard
PIC-S01E01-Remembrance-Entrevista de Picard

A entrevista não dura muito pois a entrevistadora gosta de separar vidas de vidas romulanas, enquanto para Picard são vidas. Ela fala da armada de resgate de 10.000 naves com dobra e para salvar 900 milhões de romulanos e, com o ataque dos sintéticos em Marte, a Frota desistiu. Nisso ela pergunta o que havia combinado de não fazer, causando uma rara explosão em Picard, na transmissão ao vivo para toda a Federação e, encerrar a entrevista.

Dahj assiste a entrevista e aparece no outro dia no Chateau Picard, perguntando se ele a conhecia e ele diz que não. Em uma conversa com mais calma, ela mostra um colar que o pai presenteou a ela.

Como terminar uma pintura

PIC-S01E01-Remembrance-Data Pintando
PIC-S01E01-Remembrance-Data Pintando

Picard sonha de novo com Data, que está no Chateau Picard pintando e fala com o seu ex-comandante para terminar a pintura, faltando apenas o rosto para terminar, como vemos nos trailers, ambos estão com os uniformes da Nova Geração. Ao acordar, Picard vê uma pintura parecida em seu escritório, mas com a mulher de costas.

Depois de Dahj sumir do chateau, Picard vai até os Arquivos da Federação em São Francisco, onde tem um depósito próprio particular, onde alguns itens estão em estase. Nesse depósito, vemos a faixa do Dia do Capitão Picard, um modelo da USS Stargazer, um da USS Enterprise-E, um do Iate do Capitão da Enterprise-E (visto em “Nemesis“), um bat’leth klingon; ele pega uma pintura, semelhante ao que tem no seu escritório, mas essa mostra o rosto da mulher, que é Dahj.

PIC-S01E01-Remembrance-Arquivos da Frota
PIC-S01E01-Remembrance-Arquivos da Frota

Falando a inteligência artificial dos Arquivos, Picard fica sabendo que a pintura foi feita em 2469, durante a 6ª temporada da Nova Geração e que a pintura se chama “Filha“.

Dahj, em Paris, liga para sua mãe e ela, sem que a filha diga nada, instrui a voltar para Picard. Novamente ela é ativada e entra em vários sistemas para encontrar o nosso capitão.

Os dois se encontram em São Francisco e Picard conta a ela a sua descoberta. Dahj é uma androide, de carne e osso, que tem origem no Data de alguma forma e quer levá-la ao Instituto Daystrom em Okinawa. Dahj percebe que estão em perigo e fogem para um telhado.

PIC-S01E01-Remembrance-Pintura de Data
PIC-S01E01-Remembrance-Pintura de Data

Nesse momento, os mesmos comandos aparecem e Dahj inicia a luta com vários homens armados. Um deles perde o capacete e vemos que é romulano. Dahj dá cambalhotas, chutes, socos e saltos gigantes, quando recebe um jato de ácido, que também atinge seu rifle que explode, jogando Picard longe a matando.

Viajando um pouco mais pela Terra

Picard acorda no Chateau Picard com seus assistentes, Laris e Zhaban, que são romulanos, dizendo que ele foi trazido por ter sido achado desacordado no telhado, sem nenhum sinal de luta, mesmo no vídeo. Zhaban, inclusive, diz que Dajh poderia ter alguma camuflagem.

PIC-S01E01-Remembrance-Instituto Daystrom
PIC-S01E01-Remembrance-Instituto Daystrom

Determinado a encontrar quem perseguiu e matou Dajh, Picard vai ao Instituto Daystrom falar com a cientista Dra. Jurati, especialista em vida sintética.

Ela conta que agora só pode fazer experiências em simulações, por conta da proibição dos sintéticos depois do ataque em Marte. Ela mostra a Picard o androide B4 (Before, irmão do Data achado em “Nemesis“) que parou de funcionar quando o upload das memórias de Data não funcionou.

Ao perguntar sobre a possibilidade de um androide em carne em osso, a Dra. Jurati diz que não há tecnologia para isso e não tem nem a tecnologia para replicar um androide tipo Soong, como o Data.

As pesquisas continuaram

PIC-S01E01-Remembrance-Picard mostra colar de Rahj para Jurati
PIC-S01E01-Remembrance-Picard mostra colar de Rahj para Jurati

Após Picard mostrar o colar de Dahj, a Dra Jurati diz que o Dr. Madox, o mesmo do episódio “The Measure of a Man” da segunda temporada da Nova Geração, fez experiências sobre replicação de um único neurônio de um cérebro positônico e que os androides são criados aos pares. Dahj tem uma irmã gêmea, chamada Soji.

Com a proibição dos sintéticos e das pesquisas, pois os que atacaram Marte foram criados no Instituto Daystrom, o Dr, Madox está desaparecido – deve continuar a seguir os passos de Soong.

Soji recebe um novo oficial romulano chamado Narek, em um lugar “local reivindicado pelos romulanos” chamado que diz lembrar do irmão morto, mas que não vai falar com isso para Soji, pois ela já trabalha “consertando pessoas”, como ele diz e ele não quer dar mais preocupação para ela.

Ao que a câmera se afasta vemos que o tal local é, na verdade, um cubo borg capturado!

Borg, romulanos e a Terra

PIC-S01E01-Remembrance-Cubo Bog Ocupado Pelos Romulanos
PIC-S01E01-Remembrance-Cubo Bog Ocupado Pelos Romulanos

Bem diferente de outros pilotos, “Remembrance“, que foi dirigido por Hanelle M. Culpepper, a primeira mulher a dirigir um episódio de Jornada, vai direto ao ponto de apresentar os novos personagens, mostrar a trama inicial da série, que é a busca das origens de Dahj e Soji, além do paradeiro do Dr. Madoxx e, acho que o mais importante, mostrar como Picard envelheceu e está depois desses mais de 20 anos desde “Nemesis“.

Patrick Stweart está maravilhoso, mostrando a cada cena a emoção que Picard carrega, principalmente o seu ressentimento com a Frota Estelar, o motivo do sua aposentadoria.

PIC-S01E01-Remembrance-Soji
PIC-S01E01-Remembrance-Soji

A surpresa de manter o personagem de Briones como segredo, que muitos especulavam ser filha de Data, entre outras, ser na verdade gêmeas e uma delas já morrer no primeiro episódio foi muito bem feito. Em sua passagem ao Brasil para a CCXP, Isa foi clara em dizer que não poderia falar nada.

Um destaque de “Remembrance” são as paisagens terrestres. Todo episódio, tirando a última cena, se passa na Terra. São mostrados o Chateau Picard, São Francisco, Boston, Paris e Okinawa.

Ainda faltam muitos personagens para serem apresentados, como Michelle Hurd, Santiago Cabrera, Jonathan Del Arco, dos que apareceram nos trailers. E, claro, nossos queridos Diana Troi, Will Riker e Sete de Nove, Adjunto Terciário da Unimatrix 01!

Esperamos que a série mantenha sua consistência nos próximos 9 episódios. E temos de dar os parabéns à Amazon por trazer a série um pouco antes do esperado e esperamos que os próximos estejam disponíveis ao mesmo tempo que na CBS All Access.

Star Trek: Picard está disponível na Amazon Prime Vídeo. O primeiro episódio “Remembrance” foi ao ar dia 24 de janeiro e o segundo, “Maps and Legends“, na próxima sexta e em 7 de fevereiro o terceiro, chamado “The End is the Beginning“.

Conheça nossas redes sociais:


(Próxima Notícia) »



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.