Review “The War Without, The War Within”

Star Trek Discovery S01E14 - The War Without, The War Within - Discovery voltando ao universo principal

Review de “The War Without, The War Within

E Star Trek Discovery chega ao seu penúltimo episódio, onde a USS Discovery chega de volta a seu (nosso?) próprio Universo, mesmo perdendo nove meses na viagem pela rede micelial.

The War Without, The War Within” é um episódio que apenas prepara para o finale na próxima semana, o episódio Will You Take My Hand?”. Muitos temas em aberto foram meio que fechados, mas outros foram abertos! Será que não é muita ponta para um só episódio?

Spoiler Alert

Spoiler Alert

Problemas de Identidade

Star Trek Discovery S01E14 - The War Without, The War Within - Saru recebe a Imperatris Georgiou no teletransporte

Star Trek Discovery S01E14 – The War Without, The War Within – Saru recebe a Imperatris Georgiou no teletransporte

Saru recebe Burnham no teletransporte e descobre que ela trouxe junto a Imperatriz Georgiou. Ele imediatamente ordena que ela não seja vista por mais ninguém na nave.

Tyler está se recuperando na enfermaria e Saru pede a Burnham que vá vê-lo para ajudar. Ela recusa. Conversando com Tyler, Saru descobre que ele tem a memória de Voq, mas não a presença dele. Ninguém, nem ele, sabe se ele é humano ou klingon. Apensar dos crimes, ele está livre para andar pela nave, com algumas restrições.

No refeitório, Tyler se senta sozinho, olhado pela tripulação, numa cena parecida a da chegada de Burnham na Discovery, mas, diferente da especialista amotinada, Tilly se junta a ele e logo outros tripulantes fazem o mesmo.

Na porta do elevador, Tyler encontra Stamets e pede desculpas pela morte do Dr. Culber. O engenheiro pergunta se ele se lembra do que fez e que se sente mal com a morte do doutor. Incrivelmente, Stamets diz que Tyler ainda tem algo de humano e vai embora.

Tilly convence Burnham para conversar com Tyler e, ao encontrá-lo, ela diz que, diferente dos demais da tripulação, ela não o perdoa pois ela sentiu sua mão na garganta e viu os olhos de Tyler querendo matá-la.

E a guerra continua

Star Trek Discovery S01E14 - The War Without, The War Within - Plano da invasão de Kronos

Star Trek Discovery S01E14 – The War Without, The War Within – Plano da invasão de Kronos

Consertando a Discovery depois da surfada na onda micelial, Saru é informado da aproximação de uma nave da Frota Estelar, mas ela está com armas apontadas para a Discovery. Sem escudos, a nave é abordada por um grupo da Federação que abre caminho para a Almirante Cornwell e o embaixador Sarek.

Enquanto Cornwell toma controle da Discovery, Sarek lê a mente de Saru. Após ver que essa era a verdadeira Discovery, eles informam que a ISS Discovery fora destruída pelos klingons há mais de nove meses. Situação explicada, sabemos que a guerra vai mal. Com a morte de Kol, cada casa klingon começou a lutar contra a Federação, sendo a Terra o grande prêmio.

Como vencer a guerra

Star Trek Discovery S01E14 - The War Without, The War Within - Final da terraformação

Star Trek Discovery S01E14 – The War Without, The War Within – Final da terraformação

Vendo que os planos de se agrupar próximo a Terra seriam ruins, Burnham vai a Imperatriz pedir conselhos. Ela diz como venceu os klingons. Burnham leva a informação para a Almirante que, junto com o comando da Frota, traça um plano no mínimo arriscado: a Discovery iria se transportar para dentro de Kronos (Qo’noS), em grandes cavernas vulcânicas no interior do planeta e mapear as unidades militares para um ataque.

Para fazer o salto, precisavam do motor de esporos. Mas, como lembramos, os esporos foram usados para destruir a ISS Charon. Solução: “terraformar” uma lua morta com os torpedo Gênesis lançadores de esporos. A Dra. Marcus, que ainda deve ser adolescente nessa época pensando em entrar na Academia da Frota deve ter ficado muito feliz.

Plano preparado, faltava uma peça.  Georgiou chama Sarek e diz que há detalhes que Burnham não ia aguentar. O vulcano leva o plano da terrana para o Alto Comando e, ao fim do episódio, a Almirante Cornwell apresenta a nova capitã da Discovery, Philippa Georgiou Augustus Iaponius Centarius, para surpresa de Saru e Burnham! E será ela, desde o capitão Archer a ir até o coração do Império Klingon!

Star Trek Discovery S01E14 - The War Without, The War Within - Ponte durante a terraformação

Star Trek Discovery S01E14 – The War Without, The War Within – Ponte durante a terraformação

Parece que o destino da USS Discovery é ter um terrano como capitão! Agora, nos resta esperar por “Will You Take My Hand?” que vai tentar amarrar todas essas pontas e encerrar a temporada de Discovery.

Star Trek Discovery está disponível na Netflix desde o dia 25 de setembro às 4h, começando com os quatro primeiros episódios “The Vulcam Hello”, “Battle at Binary Star”, “Context is for Kings, “The Butcher’s Knife Cares Not for the Lamb’s Cry“,Choose Your Pain” e  “Lethe“, “Magic to Make the Sanest Man Go Mad”, “Si Vis Pacem, Para Bellum”, “Into the Forest I Go”, “Despite Yourself ”, “The Wolf Inside” e  “Vaulting Ambition” e “What’s Past is Prologue”. “The War Without, The War Within”, penúltimo episódio da primeira temporada, virá na próxima segunda e assim até encerrar os 15 episódios da temporada. Episódios disponíveis legendados ou dublados em português, ou legendados em klingon!

Conheça nossas redes sociais:





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.